segunda-feira, 27 de maio de 2013

Na Companhia das Estrelas - Peter Heller



Sinopse 
Em um mundo devastado pela doença, Hig conseguiu escapar à gripe que matou todo mundo que ele conhecia. Sua esposa e seus amigos estão mortos, e ele sobrevive no hangar de um pequeno aeroporto abandonado com seu cachorro, Jasper, e um único vizinho, que odeia a humanidade, ou o que restou dela.
Mas Hig não perde as esperanças. Enquanto sobrevoa a cidade em um avião dos anos 1950, ele sonha com a vida que poderia ter vivido não fosse pela fatalidade que dizimou todos que amava. Hig é um guerreiro sonhador. E tem uma imensa vontade de gente, apesar da desilusão que se abateu sobre ele. Por isso é capaz de arriscar todo seu futuro quando, um dia, o rádio de seu avião capta uma mensagem...
Voe com Hig e Jasper e se encante ao descobrir que um mundo melhor pode estar em cada um de nós.




Comentários:
Como viver em um mundo no qual a população da Terra está praticamente extinta? Na companhia das estrelas te leva em uma história na qual uma terrível doença altamente transmissível sucumbiu a população mundial à morte. A história toda se passa no ponto de vista do protagonista Hig, que após perder todos que amava, vive em um galpão de um aeroporto neste mundo pós-apocalíptico com seu cachorro Jasper e um vizinho chamado Bangley.

É uma história com poucos personagens e com isto o autor consegue entrar a fundo no psicológico de cada, fazendo com que possamos compreender as mudanças ocasionadas pela vivência em um mundo solitário. Hig é um cara bondoso, com um bom coração e que diariamente vive conflitos internos uma vez que é uma pessoa politicamente correta perdida em um mundo no qual não existe mais politicas sociais. Ele usa um pequeno avião para todos os dias voar sobre a área sob seu cuidado e analisar como esta parte do mundo à seus pés está. Bangley por sua vez é o oposto de Hig, sendo um cara rígido, meticuloso, excelente atirador e serve como suporte para Hig durante boa parte da história, o salvando diversas vezes.

A história é extraordinária, sem um foco no “o que houve ao mundo” e mais um foco no “como viver hoje.” A relação entre Hig e Jasper é linda, no qual podemos perceber um tratamento humano de Hig à Jasper. Por sua vez, a relação entre Hig e Bangley é ainda mais emocionante, no qual vemos  um sentimento sendo criado por pessoas com características opostas uma a outra!

Muitas passagens do texto chamam muita atenção. Como se passa do ponto de vista de um dos personagens, suas lembranças, citações e pensamentos fazem com que a história fique com uma visão bem interessante! "É possível amar de uma maneira tão desesperada que a vida se torna insuportável?" Sim, refletimos isto a cada momento do livro.

O livro apresenta uma diagramação muito boa, foi publicado pela Editora Novo Conceito e possui 408 páginas. A capa é linda e a tradução em português do título, mesmo não tendo muita referência com o original "The dog stars," foi bem escolhido!
 
O autor Peter Heller é colaborador da NPR e coeditor da revista Outside, do Men’s Journal e da National Geographic Adventure. É um premiado escritor de aventuras — já viajou o mundo em um caiaque escrevendo sobre corredeiras do Cáucaso, América Central e do Sul —, autor de quatro livros de não ficção. É mestre em Ficção e Poesia pela Oficina de Escritores de Iowa. Heller nasceu e cresceu em Nova York. 
 




Queria poder dizer mais, porém já viraria spoilers. Em todo caso, é um livro fantástico o autor sobre expressar muito bem todos os personagens e suas características. Se você acha esta história clichê, sendo parecida com outras, irá se arrepender a ler esta obra, pois é daquelas que te faz refletir muito durante o texto. 

E não deixem de curtir a obra, pois é excelente! Recomendado!

5 comentários:

  1. Nossa, que legal!!!

    Deu vontade de ler o livro!! :)

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Então eu não me interessei pela estoria é a primeira resenha que leio gostei do que você escreveu mas mesmo assim não curti a estoria nem pedi ele em parceria não faz meu estilo mas quem sabe um dia eu leia né

    bjos

    ResponderExcluir
  3. oiii Uly,seu blog está ótimo e eu estou acompanhando ele desde o começo ok.
    Que bom que está lendo bastante.
    boa noite.
    Agatha.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha prestado muita atenção no livro e agora fiquei mega curiosa. Pretendo ler em breve, com certeza.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Acabai o livro a pouco, e vale a pena ler, muito bom. Tenso até.

    ResponderExcluir