segunda-feira, 25 de março de 2013

Deveríamos ser como as bactérias!

Este é um infograma retirado do National Geographic mostrando a quantidade de organismos já foram identificados e teoricamente, quanto falta a ser identificado no reino Animalia. O mais interessante é ver como nós, os mamiferos, contribuimos apenas com uma pequena parcela de toda biodiversidade.  É engraçado pensar, como nos achamos superior a todos os outros organismos presentes na nossa Terra. 
Vemos humanos tentando sobressair encima de humanos. Violações dos direitos humanos como um modo de se sobressair. O quer seria isto? É certo desmoralizar um homem, raça ou gênero para que outra seja prevalecida? Como podemos supordar? Como podemos continuar enxergando e não fazer nada uma vez que vivemos em um mundo no qual muitos trilham um caminho rebaixando pessoas ao seu redor como um mecanismo de tornar-se superior.




 Fonte: National Geographic
Temos uma biodiversidade enorme, e dentro de uma pequena fatia disto tudo, nos encontramos, a raça humana.  Somos consagrados com uma diferença psicosocial que faz com que haja um fluxo de informação, conhecimento e muitas vezes coisas um pouco mais fúteis. 
O que devemos fazer então para tentar melhorar?
Devemos olhar para nós mesmo e depois para a natureza que nos cerca e aprender com ela!
Devemos esquecer o individualismo e lembrar do cooperativismo existente na natureza. Como é lindo observar uma colônia bacteriana crescendo. Vários individuozinhos juntos, de "mãos" dadas, formando uma colônia com um unico propósito: "Crescimento e cooperação!" É fantástico ver como coisas tão pequenas, tão singelas, conseguem produzir algo tão belo e em alguns casos, especializar funções a algumas células presentes da colônia. O que isto tudo nos ensina? Simplesmente que, apesar de estarmos em um nivel evolutivo mais alto que organismos mais simples como bactérias, algumas vezes temos que olhar a este nível "básico" para aprendermos a construir melhor o nosso dia-a-dia. 



Microscopia Eletrônica de Varredura - Bacillus subtilis - Arquivo do autor


O que isto tudo nos ensina? Simplesmente que quanto mais evoluimos, mais devemos olhar nossas origens e aprender com o que elas podem nos ensinar. Alguns ensinamentos não devemos nunca nos esquecer!

O ser humano se desenvolveu como um ser racional e pensante, porém as o programa que descreve seus atributos e como devemos nos desenvolver, está escrito nas formas mais básicas da natureza. 


Ulysses A. de Frias



2 comentários:

  1. Concordo plenamente com a conclusão geral do texto apesar de ainda não entender nada sobre bactérias, acho que esse é um ponto a falta de conhecimento, de informação gera a alienação.
    Voltando,''Simplesmente que quanto mais evoluimos, mais devemos olhar nossas origens e aprender com o que elas podem nos ensinar. Alguns ensinamentos não devemos nunca nos esquecer!'' isso resume tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, temos que voltar a olhar a nós mesmos e parar de pensar indivualmente. A natureza nos mostra isto a cada dia, aquele organismo que está sozinho, tem menos chance de vitória do que aquele que está em um grupo!

      Excluir